quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sonhos de um sedutor

Ficha Técnica:

título original: Play it Again, Sam!

gênero: Comédia

duração: 1 hr 21 min

ano de lançamento: 1972

estúdio: Paramount Pictures / APJAC Productions

distribuidora: Paramount Pictures

direção: Herbert Ross

roteiro: Woody Allen, baseado em peça teatral de Woody Allen

produção: Arthur P. Jacobs

música: Billy Goldenberg

fotografia: Owen Roizman

figurino: Anna Hill Johnstone

edição: Marion Rothman
Elenco:
Allan Felix (Woody Allen)
Linda Christie (Diane Keaton)
Tony Roberts (Dick Christie)
Jerry Lacy (Humphrey Bogart)
Susan Anspach (Nancy Felix)
Jennifer Salt (Sharon)
Joy Bang (Julie)
Viva (Jennifer)

Sinopse: Allan Felix (Woody Allen), um crítico de cinema que consome filmes ansiosamente e idolatra "Casablanca", é abandonado por Nancy Felix (Susan Anspach), sua mulher, que quer o divórcio pois não agüenta mais a insegurança emocional dele. Incapaz de lidar com este momento conturbado da sua vida, Allan busca consolo nos filmes que ama enquanto imagina Humphrey Bogart (Jerry Lacy) lhe dando conselhos de como Allan deve lidar com as mulheres, sendo que estes conselhos são desprovidos de qualquer sutileza. Paralelamente, um casal de amigos, Dick Christie (Tony Roberts) e Linda Christie (Diane Keaton), tentam ajudar Allan lhe arrumando encontros com outras mulheres, mas todos resultam em total fracasso em virtude da insegurança e nervosismo de Allan. Finalmente Allan percebe que tem passado mais tempo com Linda do que com qualquer outra mulher e sente-se atraído por ela, pois é a única mulher que ele se sente realmente à vontade. Linda se mostra receptiva às investidas de Allan, pois Dick tem trabalhado tanto que ela se sente abandonada. Mas Allan carrega um sentimento de culpa, por estar amando a mulher de seu amigo.


Nosso comentário: Não há como ri do tipo de homem retratado no filme: completamente atrapalhado, confuso e nem um pouco atraente. Mas basta olhar para ele e saber que não vai ter chance, e Woddy Allen faz isso como ninguém. Sua personagem Allan Felix não tem o menor tato com as mulheres e é auxiliado pelo fantasma de Humphrey Bogart caracterizado por sua personagem em "Casablanca", ele tenta fazer o machão e só dá bola fora, é assombrado por seus pensamentos, pelas situações loucas que rolam em sua imaginação e pelas reais, nas quais não consegue, como diria o pessoal do "Casseta e Planeta", "comer ninguém", quanto mais conquistar. Ele é antítese do galã. Mas tem a sua graça, ele consegue que a mulher de seu melhor amigo, que passa uma boa parte do tempo com ele, apaixornar-se por sua excêntrica figura. Motivo: carência. Não há quem ria com a frase de Allan "A minha vida sexual é como um bosque petrificado" e a cena final onde ele diz a Linda uma famosa frase de Casablanca e finaliza: "Sempre quis falar essa frase". Sim, o filme é engraçadíssimo e recomendamos.

Nota: *****

2 comentários:

Hugo disse...

Este é um filme de Woody Allen que ainda não assisti.

Allen é um cineasta que pode ser chamado de trabalhador, há trinta anos que ele faz um filme por ano.

Até mais

Cristian disse...

Este filme é um dos meus favoritos. Eu vi isso quando eu era jovem e eu estava animado, e agora quando eu ver ela também me excita. Eu gosto de ser um homem sedutor na vida. Não sou casado, mas tenho uma namorada, eu conquistei usando um perfume sedutor. Estamos no amor!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails