domingo, 22 de maio de 2011

Desejo de ser mãe



Elenco:
Carole Bouquet (Hélène)
Aymará Rovera (Juana)
Mercedes Sampietro (soror Beatriz)
Ignacio Ramón Jiménez (Martín),
Emilio Bardi (Teodoro),
Juan Pablo Domenech (Gustavo)
Jorge Román (Alberto)
Rodrigo Alejandro Hornos (Ángel)
Esteban Luis Gonzales (El Pelado)
Mario Marcelo Reinoso (Tito)

Ficha técnica:
Título original: Nordeste
Direção: Juan Solanas.
Países: Espanha, Bélgica, Argentina e França.
Ano: 2005.
Duração: 104 min.
Gênero: Drama.
Roteiro: Juan Solanas e Eduardo Berti.
Produção: Aton Soumache, Iker Monfort, Alexandre Lippens, Genevieve Lemal e Alexis Vonarb.
Música: Eduardo Makaroff e Sergio Makaroff.
Fotografia: Félix Monti e Juan Solanas.
Montagem: Fernando Franco.
Direção artística: Sergio Rud.
Figurino: Paula Moore.
Estreia na Espanha: 30 Marzo 2007.

Sinopse: Aos 43 anos de idade, depois de sacrificar quase tudo para alcançar seus objetivos na carreira, Hélène (Carole Bouquet) uma linda e poderosa francesa, decide mudar o rumo da sua história. Seu desejo de ser mãe a leva a parte mais remota da Argentina, a procura de uma criança para adotar. Lá, ela descobre o Nordeste, uma região deserta onde a beleza do Campo contrasta com a miséria, violência e corrupção, mas descobre também a amizade e as carências de um povo. Hèléne está frente a frente com uma realidade que desconhecia, mas determinada a realizar seu grande desejo.

Nosso comentário: É um filme forte e denunciador. Conta a história de duas mulheres, Hélène (Carole Bouquet) e Juana (Aymará Rovera). Uma é independente, tem um excelente emprego na França, pois é alta executiva de uma empresa de medicamentos. Juana é apenas uma pobre mulher que vive uma vida sem expectativas, é amante de um homem casado, que trabalha em um matadouro de uma fazenda local, uma vez ou outra lhe traz algum pedaço de carne (é esse o tal "agrado" do homem que só usa o seu corpo e a deixa sempre sozinha à mercê de toda a desolação). Juana tem um filho que com toda precariedade da vida ainda vai à escola, mas corre um grande risco de entrar no mundo da marginalidade. As duas mulheres se encontram e dois dramas as unem. Hélène quer muito ter uma criança. Após uma tentativa frustrada, ela decide vir ao Nordeste da Argentina para levar para seu país mesmo de forma ilegal um bebê em que ela possa chamá-lo de filho. Juana sofre com a possibilidade de ficar sem moradia, sem ter para onde ir e abandonada pelo amante, tenta encontrar uma solução de estar com seu filho e mantê-lo na escola.
O filme Desejo de ser mãe (título no Brasil) só peca pela finalização, queremos saber se a Juana terá uma nova moradia ou se Hélène vai assumir Martín o filho de Juana (Ignacio Ramón Jímenez). Premiado em Cannes, Festival de Cinema de Estolcomo e Festival de Cinema de Habana, a película é realista ao abordar temas como corrupção, tráfico de crianças, de órgãos, violência e prostituição. Uma pequena cidade e seus pobres moradores são as grandes vítimas da exclusão social e de todos os tipos e crime. O locais das filmagens para Desejo de ser mãe/Nordeste foram: Formosa, Corrientes e Buenos Aires.

Nota: ****

2 comentários:

Hugo disse...

Não conhecia o filme e gostei da sinopse.

O tema é atual e interessante.

Estou linkando o endereço de vocês no meu blog.

Até mais

Aninhahh.' disse...

Eu assisti ao filme...Mas tbm achei que não teve uma finalização boa...Acho que pela maravilha que é o livro se inicia e segue, poderia dar uma conclusão melhor...

Adorei a resenha...

Beijos !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails