quarta-feira, 22 de julho de 2009

Não estou lá

Ficha Técnica
Título Original: I'm Not There
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Alemanha): 2007
Site Oficial: www.imnotthere.es
Estúdio: Killer Films / Wells Productions / John Wells Productions / Endgame Entertainment / Film & Entertainment VIP Medienfonds 4 GmbH & Co. KG / John Goldwyn Productions
Distribuição: The Weinstein Company / Europa Filmes
Direção: Todd Haynes
Roteiro: Oren Moverman e Todd Haynes
Produção: John Goldwyn, Jeff Rosen, John Sloss, James D. Stern e Christine Vachon
Fotografia: Edward Lachman
Desenho de Produção: Judy Becker
Figurino: John A. Dunn
Edição: Jay Rabinowitz
Efeitos Especiais: Intrigue


Elenco
Christian Bale (Bob Dylan / John / Jack)
Cate Blanchett (Bob Dylan / Jude)
Marcus Carl Franklin (Bob Dylan / Woody)
Richard Gere (Bob Dylan / Billy)
Ben Whishaw (Bob Dylan / Arthur)
Heath Ledger (Bob Dylan)
Benz Antoine (Bobby Seale)
Mark Camacho (Norman)
Joe Cobden (Sonny)
David Cross (Allen Ginsberg)
Charlotte Gainsbourg (Claire)
Garth Gilker (Woody Guthrie)
Kristen Hager (Mona)
Fanny La Croix (Alice / Atriz)
Julianne Moore (Alice)
Kim Roberts (Sra. Arvin)
Yolonda Ross (Angela)
Dennis St. John (Capitão Henry / Almirante)
Craig Thomas (Hewey Newton)
Michelle Williams (Coco Rivington)
Kris Kristofferson (Narrador - voz)
Bruce Greenwood


Sinopse
É a história musical de Bob Dylan, o poeta do rock e da folk music.
Meu parecer
Ao assistir a este filme se chega a constatação que Bob Dylan foi tudo em todos, que fez da experimentação seu estilo inconfundível. E que foi sempre bem mais maduro e mais além do seu tempo do que se pode imaginar. E claro, que a sua arte foi bem mais diversificada a cada fase, o que podemos chamar de mutações criativas e dinâmicas.
Não consigo contar a história do filme, porque não é algo muito fácil para quem não conhece bem a obra de Bob Dylan. Eu na verdade estou nessa lista por ser muito mais nova e não ter acompanhado a época. Todd Haynes, diretor do filme afirmou em entrevista que fez o filme de uma maneira que pudesse se comunicar mais facilmente com o público, até mesmo para quem não conhece Bob Dylan e suas músicas.
E claro, todo o elenco muito bem selecionado e preparado para um filme como este. Não gosto muito de Christian Bale, mas devo admitir que realmente ele entrou no espírito Dylan da coisa. Ele encarnou o lado cristão-novo de Bob Dylan com verdadeira entrega. Cate Blanchet então é a melhor de todas as atuações. Não posso dizer contudo, que seja um filme que agrade o público convencional, porque não conta a vida de Bob Dylan (não é uma cinebiografia comum), mas uma viagem às suas personificações, as suas muitas facetas e a sua música. Ele é Woody Guthrie, Jack Rollins, Robbie Clarke, Jude Quinn, Arthur Rimbaud e Billy the Kid. Esses alter-egos todos! Um filme de arte que talvez peque pelo zelo demasiado a arte, e talvez a não-compreensão total do que se quis dizer. Quanto à fotografia é muito bonito: preto e branco, a cores. Reconstituição de época, inclusive na própria iluminação, no próprio colorido de ambientes e vestuário. Trilha sonora perfeita, só esqueceram da famosa “Knockin’ On Heaven’s Door", senti falta mesmo dessa música.
Nota: ***

Um comentário:

Sônia disse...

Oi Carlinha

Não vi ainda este filme. Irei procurar nas locadoras e aí posso dar meu humilde comentário. Posso sugerir um filme que vi e gostei
"Dreamgirls-em busca de um sonho". Gostei de ver o Eddie Murphy no filme ( E para mim foi merecida sua indicação ao oscar de melhor ator coadjuvante).

Um super beijo pra vc e para todos que acessam o seu blog.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails