quarta-feira, 25 de março de 2009

Salvador Puig


Ficha Técnica

Título Original: Salvador
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 134 minutos
Direção: Manuel Huerga
Roteiro: Lluís Arcarazo, baseado em livro de Francesc Escribano


Elenco
Daniel Brühl (Salvador Puig Antich)
Tristán Ulloa (Oriol Arau)
Leonardo Sbaraglia (Jesús Irurre)
Leonor Watling (Montse Plaza)
Ingrid Rubio (Margalida)
Olalla Escribano (Imma Puig)
Carlota Olcina (Carme Puig)
Bea Segura (Montse Puig)
Andrea Ros (Merçona Puig)
Joel Joan (Oriol Solé)
Pau Derqui (Jordi Solé)
Oriol Vila (Ignasi Solé)
Jordi Garcia (Felip Solé)
Simon Bellouard (Jean-Marc Rouillan)
William Miller (Torres)
Marc Rodríguez (Xavier Garriga)
Aida Folch (Marian Mateos)
Antonio Dechent (Timoteo Fernández)
Carlos Fuentes (Francisco Anguas)
Joaquín Hinojosa (Tenente-coronel Álvarez)
Manuel Morón (Padre Manero)
Celso Bugallo (Pai de Salvador)
Mercedes Sampietro (Mãe de Salvador)



Sinopse
A história real do militante, assaltante de bancos e anarquista Salvador Puig Antich (Daniel Brühl), integrante do grupo Movimiento Ibérico de Liberación, cuja execução em 1974, a última realizada na Espanha com o método do garrote, instalou uma polêmica que ajudou a decretar o fim da ditadura franquista e o retorno da democracia ao país.


Meu parecer


Eu já vi e revi esse filme algumas vezes. Tinha vontade de escrever sobre ele aqui, mas aí comecei a exagerar e a crítica foi ficando maior do que o filme (falo do tamanho). Bom, eu não ia nem me extender muito, iria fazer só um resuminho, mas é que o filme é tão envolvente, do início ao fim, que me vi passando dos limites, e o propósito desse blog é ser o mais livre e desprovido de análises críticas profundas. Então separei só alguns pontos que eu notei, os demais eu irei publicar completo em algum outro lugar. Lá vai:

Dirigido por Manuel Huerga, que tem uma carreira mais voltada para o vídeo e TV, o roteiro foi uma adaptação do livro Cuenta atrás, La historia de Salvador Puig Antich, de Francesc Escribano. Dentre os pontos fortes a iluminação em parceria com a boa fotografia de David Omedes enfocando diferentes ocasiões (a luta, os bons momentos em família ou na prisão). aniel mostra porque é um dos meus atores (vivos) preferidos: com uma interpretação contida e sem exageros, talvez a sua melhor, o ele consegue passar todo o pavor sentido simplesmente no olhar. Sim, o olhar de quem sabe que daqui a alguns minutos não mais terá existência e nada mais terá valido a pena. “Como morrerei?”, pergunta em determinado momento. Nenhuma resposta. E a câmera foca em seu rosto, quando ele adentra na sala de execução. Novamente, nenhuma palavra. Apenas o olhar vazio, um tremor na boca, e já sabemos que sua vontade é a de correr dali para longe.
Indico dicumforça.

Nota: *****

2 comentários:

M. disse...

É um filme excelente! Recomendo.

Sônia disse...

Estou humildemente dando minha sugestão: Vi um filme super legal em Dvd "Vicky Cristina Barcelona" e recomendo que todos assistam. Se quiser comente no seu blog. É um filme super cativante! E tem o gato do Javier Bardem de brinde!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails