sábado, 21 de fevereiro de 2009

Matrix


Ficha Técnica

Título Original: The Matrix
Ano de Lançamento (EUA): 1999
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Produção: Joel Silver
Música: Don Davis
Direção de Fotografia: Bill Pope
Desenho de Produção: Owen Paterson
Direção de Arte: Hugh Bateup e Michelle McGahey
Figurino: Kym Barrett
Edição: Zach Staenberg
Efeitos Especiais: Mass. Illusions, LLC / Manex Visual Effects / Amalgameted Pixels


Elenco
Keanu Reeves (Thomas A. Anderson/Neo)
Laurence Fishburne (Morpheus)
Carrie-Anne Moss (Trinity)
Hugo Weaving (Agente Smith)
Gloria Foster (Oráculo)
Joe Pantoliano (Cypher)
Marcus Chong (Tank)
Julian Arahanga (Apoc)
Matt Doran (Mouse)
Belinda McClory (Switch)
Ray Anthony Parker (Dozer)


Sinopse

Matrix 1

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

Matrix Reloaded
Com as máquinas avançando cada vez mais rápido rumo a Zion, Neo e seus companheiros precisam encontrar o quanto antes o Chaveiro, de forma a realizar um ataque ao mainframe da matrix.
Matrix Revolutions
O confronto decisivo entre humanos e máquinas, quando Zion está prestes a ser completamente destruída.


Meu parecer

Neo, Neo, Neo, meu caro e lindo Neo. Podem até pensar que eu não gosto do Keanu "Matrix" Reaves. Eu gosto dele. Muito. É sempre um belo papel de parede nos filmes, ator de um papel só, mas tremendamente agradável. E ele tinha, por Deus, de ser o Neo. Não há nada melhor do que ver o nosso pior ator preferido fazendo uma história tão interessante quanto essa. Não sou muito chegada a filmes de ficção científica e essas coisas, mas devo reconhecer que os irmãos Wachowski tiraram onda mesmo. É profundamente boa e sem fim. Lembrei-me de algo que Marlon Brando disse certa vez, que era difícil você prejudicar uma obra muito boa com sua interpretação, mas era possível melhora-la se ela não fosse tão boa. Não é o caso de Matrix. Com um roteiro redondinho, ficava difícil mesmo o Keanu conseguir destruir algo dela. Sua interpretação dele mesmo caiu como uma luva.
Pelo que me lembro, os irmãos Wachowski (nome complicado) inovaram também no quesito efeitos especiais e tal, com aquele negócio das balas em câmera lenta e os saltinhos que iriam influenciar os outros a partir de então.
É daqueles filmes que deixam a gente sentado na poltrona, pensando durante um tempão sobre o porquê das coisas, questionando o mundo, se achando "vírus", perguntando "e se?". Indico tirar um final de semana Matrix, e curtir toda a saga, de uma vez. Sem piscar. É bão demais.

Nota: *****

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails